top of page

O TEMPO FANTÁSTICO (2009)

 

O tempo é a matéria viva da nossa consciência. É imperceptível. Ninguém vê ou escuta o tempo. Podemos apenas o intuir através de seus ritmos. Ele é também um dos primeiros elementos com o qual nos relacionamos para sobreviver - sincronizando, aprendendo os intervalos, entendendo os ritmos internos e externos. Tudo isso faz com que o tempo, algo tão familiar e intínseco à nossa percepção do mundo, seja, por isso mesmo, tão misterioso e difícil de ser explicado. 

 

O tempo marcha impiedosamente, no ritmo repetitivo do relógio. Mas também se alonga e se arrasta. O tempo voa, volta, salta, congela, escapa por entre os dedos da mão. O tempo se renova se repetindo. Nós matamos o tempo de brincadeira, o tempo nos mata com solenidade.

Embaralhando as várias ideias do que é o tempo, especialmente as conflitantes e fora de lugar, surge o tempo fantástico. Chamado assim porque nasce de acontecimentos que abalam as crenças consolidadas a respeito do que acontece e do que não acontece no tempo. O fantástico sempre brota na certeza. Surge causando uma ruptura na lógica de entendimento da realidade. Mistura o interior com o exterior, o objetivo com o subjetivo.

O que você vai ver aqui são ritmos e poéticas próprios do tempo fantástico. Essas imagens foram forjadas comprimindo, esticando, recortando e sobrepondo o tempo do relógio e o tempo vivido encontrados em imagens filmadas na rua. Os olhos vêem o tempo se apressar e descansar, seguindo ritmos sem lógica. O passado e o presente coabitam o mesmo instante e momentos diferentes da consciência são unidos num mesmo presente, gerando duplos e criaturas fantásticas.

Esta obra é composta de três vídeos e é filha de um mestrado teórico-prático cursado na Escola de Belas Artes da UFRJ em 2009. Além destes vídeos também foi produzida uma dissertação. A parte escrita teve como principal linha teórica o trabalho do filósofo Bergson, especialmente a obra Matéria e Memória. Um outro apoio importante foi de Todorov na conceituação do fantástico. 

Tive duas grandes contribuições para realizar este trabalho. Uma foi do meu orientador no mestrado, o professor Carlos Azambuja, que trilhou todo o percurso comigo, fazendo parte deste caminho. 

 

A outra foi de Moisés Martins, que me deu assitência na filmagem e na pós-produção, mas que infelizmente o tempo levou um pouco depois da realização deste trabalho. Fica aqui uma pequena homenagem a seu espírito de pura criatividade e afeto que ainda vive. Porque, afinal, o tempo é fantástico e o passado está sempre vivo no presente. 






Créditos

Uma obra de Clarisse Siqueira

 

Moisés Martins - Assistente de filmagem e pós-produção

Trilha sonora do vídeo O Tempo Fantástico - Nightsight - Fly  (2003)


 

A Hora Espacial
O Duplo Vadio
O Tempo Fantástico
bottom of page